Desenvolvimento do Marketing Digital | Início e Atualidade

No Comments

Entenda o desenvolvimento do marketing digital desde o início e seus desdobramentos

O desenvolvimento do marketing digital nas duas últimas décadas sofreu reviravoltas tremendas. Antes do boom da internet, a comunicação era morosa e a interação entre empresas e clientes praticamente inexistente. Neste artigo veremos uma breve história de como tudo mudou de maneira rápida e irreversível.

Marketing Digital na Década de 90

Nesta época, as empresas que buscavam aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços tinham poucas alternativas. Dentre elas, as principais eram a televisão, o rádio, as mídias impressas (jornais, revistas) e o telemarketing. Estes serviços, porém, tinham muitos problemas, como o alto custo e a grande dificuldade em segmentar a audiência.

Além disso, estes meios ofereciam pouca flexibilidade para a produção dos anúncios. Em cada um deles, o formato pré-estabelecido era relativamente rígido. Ademais, a audiência interagia de maneira muito limitada com as empresas, o que dificultava ainda mais a eficácia dos anúncios nas chamadas mídias tradicionais. Esta situação manteve-se até meados da década de 90, quando o cenário mudou drasticamente.

Marketing Digital nos Anos 2000

Nos últimos anos da década de 90 e início dos anos 2000, mudanças radicais começaram a acontecer. A internet começou a se popularizar, e nesta época presenciamos o surgimento das primeiras redes sociais. Com isso, os fundamentos da divulgação de produtos e serviços alteraram-se radicalmente.

As limitações dos meios de comunicação tradicionais começaram a ser superadas. As empresas aproximaram-se cada vez mais de seu público-alvo, que então passou a ter voz ativa. Além da maior interatividade, os custos baixaram drasticamente. Hoje, através das redes sociais, é possível divulgar inúmeros produtos e serviços a custo zero, e ainda receber feedback valioso instantaneamente.

O Marketing Digital em 2018

Hoje, bilhões de usuários acessam todos os dias mídias sociais de todo o gênero. Os motores de busca tornaram-se indispensáveis na busca por informações sobre bens e serviços. As redes sociais tornaram-se importante espaço de partilha de informações, tanto entre indivíduos como entre empresas e clientes em potencial.

 

Diego Rubel

Analista de Marketing Digital / Webdesigner

Euro Marketing Digital Portugal

This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."

    About us and this blog

    We are a digital marketing company with a focus on helping our customers achieve great results across several key areas.

    Request a free quote

    We offer professional SEO services that help websites increase their organic search score drastically in order to compete for the highest rankings even when it comes to highly competitive keywords.

    Subscribe to our newsletter!

    More from our blog

    See all posts

    Leave a Comment